terça-feira, 24 de maio de 2016

CORPUS CHRISTI 2016 "O retrato da fé na arte de um povo"

Dia 26 de maio, quinta-feira um espetáculo de fé e arte a céu aberto te espera. A 68ª Festa de Corpus Christi de Matão/SP.

A Festa de Corpus Christi de Matão é um dos eventos mais importantes da cidade e proporcionam um espetáculo maravilhoso de arte e religiosidade. São utilizadas dezenas de toneladas de materiais para a ornamentação das ruas, como areia, vidro moído tingido, serragem, entre outros, e seus tapetes coloridos atraem milhares de pessoas.

A festa oferece diversas atrações. Além das ornamentações, que começam ainda pela madrugada, nas proximidades da Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus, no Centro, uma ampla estrutura é montada para receber os visitantes, com praça de alimentação explorada por entidades assistenciais, passeio turístico, feira de artesanato, área de recreação, exposições e espaço para artistas e músicos.
A confecção de tapetes de rua é uma magnífica manifestação de arte popular que tem como origem a comemoração do Corpus Christi.



 Em 1943, o padre Alfredo Reith começou a incentivar a população a enfeitar as ruas para a passagem da procissão que levava o Corpo de Cristo. No início, os moradores decoravam as ruas com folhas de mangueira e adornavam as janelas das casas com toalhas e bandeiras bordadas, além de imagens de santos e velas acesas. Na década de 1950, com o padre Nelson Antonio Romão, o evento começou a tomar o caráter de manifestação artística e a população competia para a montagem dos quarteirões. Hoje a festa é bastante popular e conhecida em todo o país.


Até hoje a confecção de tapetes de rua é uma magnífica manifestação de arte popular.